Ciências e Química

Cinética Química: Fatores que Influem nas Taxas de Reação

Na cinética química estudamos as taxas das reações químicas (a "velocidade" ou rapidez) bem como fatores que podem alterá-las (temperatura, catalisador, superfície de contato, concentração de reagentes, luz, energia, ...).

Inicialmente, vimos como queimar ferro de múltiplas formas. Muito mais que fazer palha de aço (bombril). O propósito desses vídeos não é que você os repita, mas mostrar que há reações rápidas e vigorosas que podem acontecer com materiais que temos em casa. Conhecê-las é importante para evitar acidentes domésticos.

Primeiro:  Como atear fogo em palha de aço sem usar um palito de fósforo?

Uma maneira é colocar glicerina sobre permanganato de potássio. Se demorar, coloca-se umas gotas de água.
Uma segunda maneria é misturar zinco em pó com nitrato de amônio sobre um papel toalha. Depois, coloca-se alguams gotas de ácido clorídrico.
Outra forma é pegar um pedaço de tecido e embebê-lo com acetona. Pegue um pouco de ácido sulfúrico usando uma pipeta e, sem derramá-lo, pegue uns cristais de permanganto de potásio. Goteje sobre o tecido.
A última é pegar um pouco de clorato de sódio e misturar com açúcar. Adicione gotas de ácido sulfúrico.

Como podemos ver, as reações são rápidas e vigorosas, por isso, esteja sempre atento em casa ou num laboratório para não deixar esses materiais próximos uns dos outros. Tome muito cuidado também para não guardá-los próximos.

Outra reação interessante é a termita. Termite (ou termita) é um tipo de reação aluminotérmica em que o metal alumínio é oxidado pelo óxido de outro metal - geralmente, óxido de ferro. A reação pode chegar a uns 3500 ºC e derreter até mesmo o tungstênio. Essa reação foi descoberta e patenteada no final do séc. XIX para fins de soldar metais, por exemplo, em ferrovias. Churrasquinho ou xixo não fazem parte da ideia original e não recomendo:

O link a seguir é um resumo das primeiras aulas em formato de apresentação:

(formato online)

Velocidade de uma Reação Química (formato Power Point, para download)

Sabes o que é a distribuição de Maxwell-Boltzmann? Para entender mais sobre porque catalisador e temperatura interferem em reações químicas, é interessante estudar a distribuição de Maxwell-Boltzmann. Podes conferir mais na página da Academia Khan.

Confira no menu testes disponíveis.

Pesquisar no site

visitas desde 6.set.2012